O site NotÃcias de Jussara PR aproveitando o O livro JOSÉ, Outro olhar pelo tempo, retrata o cotidiano de uma criança nos tempos em que o mundo eram apenas dos adultos.
O autor oferece a leitura deste singelo livro, JOSÉ, outro olhar pelo tempo , escrito por mim buscando uma narrativa bucólica, sem se esmerar por linhas editoriais rÃgidas. Meu objetivo é mostrar lembranças de um perÃodo em que o ser viveu intensamente sem entender o mundo externo. Tempo em que se confundem espÃrito e realidade. A falta desta compreensão faz do sujeito mergulhar ainda mais no contexto de suas ações. Mesmo que essas lembranças sejam truncadas, toscas, mas foi a partir dessa visão e do olhar de uma criança que se tornou possÃvel resgatar uma época.
A leitura pode ser estimulante e desencadear o desejo de conhecer a história de uma infância, de como uma criança vê o mundo adulto a sua volta. Ainda mais se for sob um olhar especial para cada assunto, retratado em seus relatos pessoais, cheios de emoção e significados, mesmo com a grande chance de equÃvocos e ideias fantasiosas.
Este livro reúne meus depoimentos pessoais, diferentes, vivenciados em minha tenra idade. O tema principal que é visualizar um mundo oposto do atual e demonstrar a necessidade de se registrar uma historia de uma época e de um povo mesmo sendo com o propósito de preservar unicamente a memória; Por isso, a importância em se valorizar a cultura local e despertar o interesse da comunidade pela sua cultura. O meu mundo foi construÃdo a partir de outros mundos que me circundavam. Mas pergunto, onde estão toda aquela gente? Do que foi feito de seus sonhos? Certo é que aquele passado não existe mais, sequer habitável o maravilhoso rincão de outrora.
A proposta busca ainda oferecer ao leitor novas possibilidades em compreender o que levou aquela gente toda, há muitos anos atrás, escolherem aquele local para viver e fixar sua famÃlia, completar seus sonhos. O que havia ali, quais os sonhos, os projetos, as possibilidades disponÃveis nessa localidade?
Meus relatos aqui reunidos trazem caracterÃsticas pessoais da cada espaço temporal, fato este que denominou a história de cada um desses perÃodos dando a cada relato um tÃtulo personalizado, batizado por mim, considerando o conjunto de caracterÃsticas destes fatos. Não se esquecendo de que estamos falando da visão de uma criança que podem ser fantasias ou não.